terça-feira, 12 de julho de 2011

Marketing Ombro a Ombro


Enquanto nos deliciamos com a espantosa série "Mad Men" temos agora um obra que nos puxa para a contemporaneidade ou pós-contemporaneidade: "Marketing ombro a ombro", de João Pinto e Castro.
Com a Internet somos todos ("We few, we happy few, we band of brothers", é claro) escritores, cineastas, realizadores, artistas plásticos, opinadores com os nossos minutos de fama. Criamos casulos onde nos anichamos, tribos de onde saímos e entramos com enorme velocidade. Num dia somos activistas contra a situação no Darfur para no dia seguinte já estarmos a fazer petições contra o estacionamento em Lisboa.
Como deve o Marketing (e as empresas) encarar e agir nesta nova sociedade de consumo pulverizada e tribalizada? Este é o tema centrar de "Marketing ombro a ombro".
Numa escrita fluída e inteligente, o autor vai alternando capítulos com casos de estudo com capítulos em que as novas ideias são abordadas de forma mais teórica. Desfilam os caso da Lomo, da RedBull, da Lego ou da Devo, dos seus sucessos e dos seus fracassos. Em simultâneo vai-se analisando este novo "consumidor activo, conectado e poderoso e as formas de o escutar, de mergulhar nessas comunidades e de passar de uma reacção passiva á prestação de serviços.
O estilo que o autor escolheu está bem de acordo com o tema e este nosso século 2.0. Cada capítulo conclui-se-se com a moral da história dos exemplos apresentados ou com o resumo das ideias fortes, das coisas a fazer e a da bibliografia aconselhada.Até contém um capitulo para aqueles que pouco conseguem ler mais do que 140 caracteres. Um estilo que bem poderia ser adoptado por muitos manuais dos vários graus de ensino.
Este é um livro para todos e para os especialistas da área, um livro que nos recorda a saudosa e falecida colecção "Que sais-je?".
A comprar para ler aos bocados ou todo de uma vez, sem risco de indigestão.
Marketing Ombro a Ombro
João Pinto e Castro
Editora Leya
2011
pag. 271
ISBN 9789724743165

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